sexta-feira, 14 de junho de 2013 -- Por: Junior Cleber às

PROJOVEM - O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO



A economia brasileira mudou drasticamente de agrária para industrializada e esta mudança alterou a força de trabalho, com impacto na experiência e oportunidades de trabalho aos jovens. Desta forma as famílias brasileiras passaram a depender mais da renda de cada um de seus membros.

Porém os jovens encontram diversas dificuldades para conseguir o primeiro emprego, como: exigência de experiência, baixa remuneração, longa jornada de trabalho, dificuldade de conciliar trabalho e escola. As maiores oportunidades de emprego para os jovens são na área de prestação de serviço, sem dizer que quanto menor a idade (15 a 19) e a qualificação escolar, menor o salário recebido.

Os seis pilares que as empresas procuram na empregabilidade do novo funcionário:

  1. Adequação da profissão à vocação - Para ser um bom profissional é necessário buscar uma função condizente com suas capacidades e prazer naquilo que faz, isto é, gostar da função ou área escolhida.
  2. Competências - Habilidades profissionais e pessoais (pro-atividade, trabalho em equipe).
  3. Idoneidade - Pessoa que passe confiança, respeito, responsabilidade.
  4. Saúde física e mental - Cuidar do equilíbrio do corpo e mente. Implicar em evitar vícios como fumo, álcool e drogas.
  5. Reserva financeira e fontes alternativas de aquisição de renda - Evitar dívidas e manter uma reserva (poupança) para em caso de perda do emprego.
  6. Relacioamentos - Muitas oportunidades de emprego surgem do conhecimento profissional, então saber trabalhar em equipe e manter uma boa relação com os colegas de trabalho é fundamental.

Não quero ser empregado, mas patrão

Existem aqueles que na dificuldade de conseguir um emprego ou por terem uma característica empreendedora, desejam ter seu próprio negocio, mas surgem as dúvidas.

O que é preciso?

R.: Analise operacional - Saber qual produto ou serviço a oferecer, estrutura física necessária, quantas pessoas, tecnologia e equipamentos são necessárias.

Eu realmente tenho este perfil?

Analise financeira - Parte principal, a pessoa tem que ser equilibrada nas finanças, gerenciamento de custo, lucro e prejuízos. Se a pessoa tem dívida na vida pessoal (pessoa física), significa que terá dívida na sua empresa.

Como fazer?

R.: Pode começar pode ser um Empreendedor Individual (EI). O SEBRAE é um excelente órgão para suporte e orientação na abertura de uma empresa.


VÍDEOS RELACIONADOS:



Fonte: Apostila Projovem RJ
Dúvidas ou sugestões nos encaminhe por email!
JCES - Eis me aqui!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Colabore conosco!
Se tu uma benção!