sexta-feira, 28 de junho de 2013 -- Por: Junior Cleber às

PROJOVEM - DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E DIVERSIDADE CULTURAL



A declaração universal dos direitos humanos foi adotada e proclamada pela assembleia das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

Esta declaração assim como as leis e constituições de cada país tem o intuito de levar a sociedade o conhecimento de seus direitos e deveres como cidadãos. Uma pessoa só poderá exercer sua cidadania na plenitude uma vez que conheça e entenda o seu papel dentro da sociedade.

E o papel de todo o cidadão é respeitar o seu próximo nas suas diferenças fazendo com que as pluralidades culturais e sociais sejam amenizadas e restritas as características de cada pessoa ou região, mas que não interfere e muita menos atrapalha no convívio social da humanidade.

O que é cidadania?

É a consciência e prática dos direitos e deveres democráticos de cada cidadão para uma mobilização no cotidiano concreta contra a exclusão social e diferenças sociais. A cidadania é uma relação democrática entre cidadãos e cidadãs.


DIVERSIDADE CULTURAL

Nas diversidades culturais ou pluralidade cultura temos diversas diferenças de pensamentos por motivos como:

Cultural – Pode ser definida como o conjunto formado pela linguagem, crenças, hábitos, pensamentos e arte de um povo.

Etnia – Representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros.


FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA

Na colonização do Brasil ocorreu a fusão das culturas e etnias entre os indígenas, europeus, portugueses e escravos. Os Portugueses influenciaram a língua portuguesa e culturas regionais; Os indígenas influenciaram a língua portuguesa, folclore e a culinária; Os africanos influenciaram nas danças, música e religião; e os imigrantes principalmente italianos influenciaram na cultura, trazendo sua herança cultural do seu país de origem.

De toda diversidade cultural é preciso destacar os preconceito, racismo e discriminação de corrente da diferença dos seres humanos que sempre existiu, existe e nunca deixará de existe neste mundo.

Preconceito – É a formação de um pensamento errado anterior a apuração de um fato ou situação. Ele não é expresso por questões éticas e de educação. Significa dizer que toda pessoa tem preconceito, mas por uma consciência cidadã compreende as diferenças humanas.

Racismo – Doutrina ou pensamento que sustenta a superioridade de determinado grupo étnico sobre outro.

Discriminação – É quando um pensamento errado passa a ser uma ação prática, clara e frontal de discriminar, colocando alguém a um tratamento desigual e injusto perante outra pessoa ou sociedade.


VÍDEOS RELACIONADOS:



Fonte: Apostila Projovem RJ
Dúvidas ou sugestões nos encaminhe por email!
JCES - Eis me aqui!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Colabore conosco!
Se tu uma benção!