sexta-feira, 16 de novembro de 2012 -- Por: Junior Cleber às

DICIONÁRIO DA INFORMÁTICA - LETRA D



DAC (Digital to Analog Converter) - Conversor Digital-Analógico. Uma placa de som que pode reproduzir sons armazenados em um arquivo.

Dados - Qualquer tipo de informação (em um processador de texto, programa de imagem, etc.) processada pelo computador.

DAT - Digital Audio Tape. Uma fita de armazenamento de alta densidade.

Default - Valor padrão fornecido automaticamente pelo sistema operacional, quando não fornecido pelo usuário.

Desfragmentação - Processo que consiste em rearranjar os arquivos gravados num disco de tal modo que cada um deles ocupe áreas contínuas. Um nível de fragmentação muito alto (arquivos divididos em pedaços) compromete o desempenho do sistema, já que a cabeça de leitura do disco precisa movimentar-se mais para encontrar as informações espalhadas.

Diretório (directory) - Arquivos em alguns sistemas de computadores que ficam agrupados juntos. Arquivos comuns para um mesmo tópico geralmente ficam organizados em diretórios e subdiretórios separados.

Disco Rígido - Também chamado de disco fixo, HD ou Winchester. É o local onde são guardadas as informações. Elas permanecem gravadas mesmo quando o computador é desligado. Quanto maior a sua capacidade (medida em megabytes ou já em terabytes), maior é a quantidade de informações que podem ser mantidas armazenadas.

Domínio - É uma parte da hierarquia de nomes de computadores da Internet. Um nome de domínio consiste de uma seqüência de nomes separados por ponto, por exemplo, www.pontofrio.com.br. Neste caso, dentro do domínio pontofrio.com.br, o administrador do sistema pode criar diferentes grupos como ftp.pontofrio.com.br ou news.pontofrio.com.br, conforme ele desejar.

Domínio público (software livre) - O software de domínio público pode ser usado, copiado, alterado e até mesmo distribuído livremente. O autor do programa abdicou de todos os direitos sobre o produto.

Dot pitch - A distância entre os pequenos pontos luminosos na tela do computador. Quanto menor for o dot pitch, mais nítidas serão as imagens.

DPI - Dots per inch ou ponto por polegada. Medida da resolução da imagem de uma impressora ou monitor. Significa a quantidade de pontos de tinta impressos por polegada quadrada. Ou seja, quanto maior o número de dpi, melhor será a qualidade de impressão ou resolução.

DRAM (Dynamic Random Access Memory ou Dynamic RAM) - Memória Dinâmica de Acesso Aleatório. Tipo de chip de memória que requer que seu conteúdo seja atualizado freqüentemente.

Drivers - Itens de software que permitem que o computador se comunique com um acessório específico, como uma determinada placa. Cada acessório exige um driver específico.

DVD (Digital Versatile Disk) - Disco com aspecto idêntico ao de um CD, com capacidade de armazenamento de 4,7 Gb, o equivalente a cerca de sete CD-ROMs. Pode armazenar 135 minutos de filme com três trilhas de som diferentes e quatro versões de legendas. A especificação técnica do DVD também prevê futuras versões com maior capacidade, chegando a espantosos 17 Gb, o suficiente para armazenar 8 horas de filme ou 9 horas seguidas de música.

DVD ROM - É uma unidade de leitura de programas, músicas, filmes ou quaisquer outros arquivos gravados num disco chamado DVD Laser. É muito semelhante ao CD-ROM. Esta unidade também lê discos de CD-ROM.

DVI - Digital Vídeo Interface. Muito utilizada em equipamentos de video digital e monitores LCD. A conexão DVI é a melhor para transmissão de sinais de vídeo. Com ela os dados são enviados no formato digital, apresentando melhor qualidade de imagem (conexões como VGA, Vídeo Componente, S-Vídeo ou Vídeo Composto são analógicas).


Dúvidas ou sugestões nos encaminhe por email!
JCES - Eis me aqui!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Colabore conosco!
Se tu uma benção!